SABEDORIA FINANCEIRA
Conheça os 05 princípios bíblicos fundamentais sobre finanças para uma vida próspera!
André de Melo
9/19/20236 min read
Acredito que você está lendo esse artigo por duas possibilidades, na primeira você não sabe o que a bíblia ensina sobre dinheiro e finanças ou na segunda, você sabe que a bíblia ensina muito sobre isso, mas precisa aprimorar os seus conhecimentos.
E para ambos os casos, essa matéria vai contribuir e muito para o seu aprendizado. Sendo o principal objetivo desse material difundir ainda mais os ensinos bíblicos, bem como influenciá-lo à leitura bíblica.
E vamos lá, para começo de conversa a bíblia tem mais de 2350 versículos falando sobre dinheiro, finanças e riquezas. O Livro de provérbios é recheado de ensinamentos, mas a bíblia é tão magnífica, que basicamente em quase todos os livros nós temos lições valiosas sobre a boa administração e mordomia cristã.
Antes de adentrarmos aos princípios, quero salientar o termo mordomia cristã, pois ele é a base para o cumprimento de todos os princípios. A mordomia é a responsabilidade de administrar bem aquilo que Deus permitiu chegar às suas mãos, isso inclui desde a sua vida, à sua família, seu trabalho, seus negócios, relacionamentos e tudo o mais que chegar até você.
Outro aspecto importante a se tratar é que você deve deixar de lado todos os fatores externos quando se trata da busca pelo conhecimento e sabedoria financeiros. Sempre pense em como você pode fazer, o que você deve fazer, no que você deve mudar, no que você precisa se posicionar diferente. Não fique na dependência de governos ou qualquer outro agente externo.
Quando paramos de dar desculpas ou saímos da zona de conforto, é mais fácil entender que a minha vida depende da permissão de Deus e das minhas ações (que são resultantes da forma como penso e me sinto).
Dito tudo isso, vamos aos princípios.
Princípios são regras de conduta/direcionamento de ações e comportamentos atemporal, que carregamos na nossa vida como uma das partes essenciais para uma vida de comunhão e boa conduta em sociedade. Quando tratamos de princípios cristãos, estamos falando dos padrões de pensamento deixados pelo criador nas escrituras que nos ajudam a cumprir com o que Deus deseja de nós para uma vida santa, completa e sábia.
PRINCÍPIO 1: HONRAR A DEUS
“Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda. E se encherão os teus celeiros de fartura, e transbordarão de vinho novo os teus lagares.” Provérbios 3:9,10.
Esse é o primeiro e mais primordial dos princípios. Ele basicamente é o ponto final quando dizemos que nossa confiança está em Deus e em nada mais. Honrar a Deus com as primícias é tirar a primeira parte de tudo o que “é seu” e “devolver” para Ele, como forma de demonstrar o quanto o ama e é grato por Ele te dar vida e oportunidade.
Seja isso nos dízimos, no seu tempo com Ele através da leitura bíblica, oração e meditação.
Aqui está o ponto que muitos cristãos ainda não entenderam, nós devemos dizimar porque isso é dar HONRA a DEUS.
Portanto, seja com seus dízimos e ofertas e com o seu tempo, entregue a primeira parte a Deus todos os dias. Honrando a Ele de todo o seu coração e tenho certeza de que sua vida será não só abençoada, mas uma benção por onde passar.
PRINCÍPIO 2: BUSQUE CONHECIMENTO
“O coração do que tem discernimento adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca o conhecimento.” Provérbios 18:15
É muito interessante quando lemos sobre a vida de diversas figuras mais ricas do mundo, independente do negócio ao qual se trate, quando falamos das grandes fortunas, por trás têm pessoas interessadas, criativas, leitoras assíduas, inconformadas com o mediano e que sabem o valor do conhecimento.
É impossível você mudar a sua vida sem a aceitação do que precisa ser mudado. E quando falamos de finanças não é diferente. Por isso a busca pelo conhecimento é fundamental para qualquer crescimento e aprendizado.
Quer aprender a fazer um bolo, vai ler uma receita, ver um vídeo que seja. Quer aprender a costurar, quer aprender a tocar um instrumento? Não importa o desejo ou mesmo a necessidade, e mesmo que se trate de algo onde você tenha um talento, ou seja, uma habilidade natural, você vai precisar treinar, ler, estudar, aprimorar...
Não caia na cilada de que já sabe o suficiente ou mesmo tudo. Todos os dias somos alunos e professores. Estamos ensinando algo a alguém, como precisamos aprender e evoluir. Por isso, não se dê desculpas e estude finanças. Busque conhecimento para uma vida plena e sábia financeiramente também.
PRINCÍPIO 3: GASTE MENOS DO QUE SE GANHA, TENHA VÁRIAS FONTES DE RENDA E INVISTA PARA MULTIPLICAÇÃO.
“O sábio economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa, mas o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe.” Provérbios 21:20
Esse princípio é o primeiro mais básico de todos os princípios financeiros. Gastar menos do que ganha é uma premissa indispensável na vida para qualquer pessoa, independente da classe social. O segundo é ter várias fontes de renda, para que você não precise viver limitado ou contando moedas e o terceiro é INVESTIR. Sim investir o seu dinheiro lhe fará ter retornos mais rápido, crescimento de capital em menor tempo, possibilidades de aberturas de negócios e obviamente ter uma vida mais tranquila e confortável financeiramente falando.
Eu diria que 50% do caminho para a sabedoria financeira se resolve com esses três princípios, onde eu tenho várias fontes de renda entrando, faço investimentos recorrentes e nunca gasto mais do que entra.
Agora você faz a junção disso com uma mente + sentimentos + ação equilibrados, que estão alinhados para o mesmo rumo e posso dizer que você vai longe e cresce como pé de Paulownia tomentosa, também chamado de kiri japonês, essa árvore ornamental com flores roxas em forma de sino pode crescer 6 metros em seu primeiro ano de vida e até 30 cm em três semanas. Essa árvore também produz de três a quatro vezes mais oxigênio durante a fotossíntese do que qualquer outra árvore.
Estou basicamente dizendo que Deus te chamou para ser nada mais nada menos que a Paulownia tomentosa da sua casa, do seu trabalho, da sua empresa, da sua família, da sua igreja!
Mais uma vez saliento, seja uma benção por onde passar!!!
PRINCÍPIO 4: PROVISÃO DA FAMÍLIA
“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” 1 Timoteo 5:8
A maior negligência que cometemos depois de não nos cuidar é deixar de cuidar da nossa família. Seja entregando tempo de qualidade a ela, criando memórias boas para serem lembradas como também prover o melhor que você tem condições no momento.
Não são poucos os casos em que encontramos diversas histórias de finanças da família com sérios problemas de comportamento. Como divisão de finanças entre o marido e a esposa. Esse tema engloba a boa administração do lar, sendo um papel do marido e da esposa.
Crie memórias e eventos aos quais vocês terão muita felicidade ao recordar. Se programem para viagens, piqueniques, ida a bons restaurantes. Tudo dentro das condições do momento. Não pense somente em trabalhar para juntar quando muitas vezes falta até o básico dentro de casa.
Sua família deve ser sua prioridade depois de Deus e você precisa ir buscando formas de viver isso na prática. Lembre-se se você se preocupa com o próximo ou mesmo com a igreja mais do que com sua família, você precisa ajustar isso pois não é o que vemos no versículo base desse princípio.
Ame a Deus e cuide do que Ele te entregou. Sua família é seu tesouro na terra.
PRINCÍPIO 5: SER GENEROSO
“A alma generosa prosperará, e o que regar, ele também será regado.” Provérbios 11:25
A generosidade faz parte das características que Deus ama e busca em nós. Ser generoso demonstra o quanto temos o coração voltado a ajudar ao próximo. Um coração generoso se importa com o bem do outro e isso precisa ser praticado na nossa vida constantemente.
Falando especificamente da ajuda financeira, esse ponto é importante entendermos a necessidade de termos um bom trato com o dinheiro, pois eu preciso criar condições que me permitam viver bem, dar o melhor para a minha família e ainda poder ser generoso abençoando outras vidas.
Nessa vida tudo o que fazemos retorna para nós, então sempre se lembre-se de que aquilo que você pensa, deseja ou mesmo faz para alguém vai recair sobre si também. Pratique o ato da generosidade por ter vontade em seu coração de ajudar ao próximo assim como Deus deseja.
Desejo que esse breve texto tenha contribuído para o seu crescimento como pessoa. E não se esqueça, leia a bíblia e medite sobre ela.
Deus te abençoe.
André de Melo.