COMO INVESTIR SEGUNDO A BÍBLIA
SABEDORIA BÍBLIA FINANÇAS INVESTIMENTOS
André de Melo
9/19/20233 min read
Quando lhe vem à mente a palavra investimento, você não a associa a Deus, correto?
E se eu lhe disser que Deus é o maior Investidor do Universo e que Ele deseja que façamos o mesmo?!
Isso mesmo, nós somos a maior criação e investimento feito por Deus. Fomos criados para multiplicar, para povoar a terra e cuidar dela, bem como de tudo o mais que nos vier à mão (trabalho, família, negócios, ministério) e infelizmente com as dificuldades as quais somos sujeitos desde pequenos, a maioria de nós não vive esse extraordinário que Deus nos deixou.
Ao contrário, vemos que grande parte do povo é oprimido nas finanças, passando dificuldades e privações, seja pela falta de oportunidade ou mesmo pela falta de busca de conhecimento.
Ao invés de multiplicarmos renda, sermos prósperos em todas as áreas, o tempo todo somos influenciados a multiplicar boletos, contas, dívidas o que nos torna a cada dia mais dependentes de alguém ou até mesmo de algo, a exemplo disso depender do governo para se “aposentar”.
Quando buscamos o significado da palavra investimento, no sentido econômico diz respeito a fazer investimento financeiro, o que pode ser através da abertura de uma empresa ou mesmo investindo em empresas através do Mercado Financeiro.
“Pois a quem tem mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado” - Mateus 25:29.
A parábola dos talentos, em Mateus 25, é a maior aula da importância de se investir que a Bíblia nos deixou registro. Temos inúmeras passagens que evidenciam o quanto o conhecimento bem aplicado nos recursos disponíveis, nos leva a prosperar financeiramente e em outras áreas da vida também.
Como exemplo podemos lembrar da história de José do Egito, aplicou princípios básicos de finanças que fez o Egito se tornar a nação mais rica da época, quando tivemos o episódio dos 7 anos de fartura e dos 7 anos de falta.
Sim, nós investimos para momentos aos quais não sabemos que chegarão, pois investir é também se preparar para o que não está ao nosso controle. O exemplo mais recente, quando tivemos a Pandemia do Covid, quantos negócios ou mesmo famílias se ruíram não só pela consequência da doença, mas pela consequência econômica que envolveu esse período.
Importante entendermos que investir é fazer o dinheiro multiplicar, correto!? Mas temos uma pergunta a fazer e que merece nossa atenção. O que lhe motiva a fazer isso? O motivo é o grande cerne da questão. Se seus investimentos não são ou mesmo servem para cumprir com os princípios que Deus nos deixou em sua palavra, sobre a administração de bens e riquezas, então temos um problema.
Deus não precisa de dinheiro, só que nós dependemos de Deus e precisamos de dinheiro. Então o meu alerta a você, caro leitor, busque conhecimento, aprenda a lidar com o dinheiro, faça investimentos, seja próspero e abundante, mas jamais deixe ou permita que o dinheiro tome o lugar que não é dele.
Dinheiro é servo, é ferramenta para ser usada. Não pode ser armazenado ou guardado como se fosse a nossa proteção. Quando não sabemos os motivos e as razões que nos levam a fazer ou não algo, se torna preocupante pois podemos estar deixando Deus de fora da nossa vida.
Isso serve para todas as posições sociais, seja com pouco ou com muito, o dinheiro existe para circular. É uma energia que deve cumprir seu papel de servo no mundo. Nosso servo para comprar o que precisamos, para alimentar os que têm fome, para tratar os problemas de saúde, para proporcionar momentos em família através de viagens e passeios, é usado para pagar salários, tributos, sustentar projetos e tantas outras formas de uso que poderia listar.
Portanto, cumpra com o papel de bom administrador, sendo o mordomo fiel, que tem bom trato com o dinheiro (sabe fazer, gastar e investir para multiplicar). Que tudo o que chegar às suas mãos prospere, por você ser um cristão ocupado em fazer a vontade de Deus e não ter medo de investir. Mas não coloque o dinheiro no seu coração.
E para finalizar, devemos investir não somente em todos os exemplos já citados, mas naquilo que é o que mais importa para Deus em termos de investimento, pessoas e no seu reino.
Como fazer isso? Abra a sua boca para falar de Jesus, apoiar projetos, contribuições para igrejas e projetos cristãos são alguns exemplos, ajudar aos necessitados, órfãos e viúvas. Quando você se preocupa com o que preocupa a Deus, ele se encarrega de cuidar de você e dos seus!!!
Você investe Nele e Ele investe em você!!
Deus te abençoe e até mais!!!
André de Melo.